Criado em 1991 pelo professor Jaci Fernandes, o Instituto Processus nasceu como um curso preparatório para concursos. Logo, a instituição se tornou referência em preparação para aprovação em carreiras públicas.
Até que em 2006 o Instituto Processus tornou-se Faculdade Processus com o começo do curso de Direito, e recebeu diversos selos de qualidades, além de nota máxima na avaliação do MEC.
Em 2018, o professor Jaci foi agraciado pela CLDF com o título de Cidadão Honorário de Brasília. Ele faleceu em 2019, mas o legado segue firme com a gestão da esposa Maria José Fernandes de Araújo, e dos filhos Claudine Fernandes de Araújo, reitora, e do pró-reitor financeiro Fernando Fernandes de Araújo.
Em 2022, mais um marco para a instituição: seu credenciamento como Centro Universitário. Então, com isso, o UniProcessus, consolida-se novamente como uma das instituições de ensino superior mais respeitadas da Capital Federal, com a oferta de 11 cursos de graduação nas áreas Jurídica, de Gestão, de Finanças e Tecnologia; nove de pós-graduação, além de diversos cursos preparatórios.